quarta-feira, 22 de maio de 2013

Refrigerando o PS3

   Pra maioria que já migrou do PS2 para o PS3, após algumas horas de jogo pode notar que o console facilmente aquece e parece que o console vai derreter. Pesquisas indicam que o processador e o RSX, o chip de vídeo do PS3, chegam à 95ºC caso o console esteja ainda original e rodando algo mais pesado como um jogo ou filme blu-ray.
 
   Só pra ter uma idéia de como a Sony errou na engenharia física do console, vamos alistar alguns defeitos estruturais e de fabricação que o vídeogame apresenta:


  1. PASTA TÉRMICA
A pasta térmica (é responsável pela transferência de calor/frio entre o dissipador de calor e o chip), que é um produto parecido com uma pasta de dente da cor branca, este vêm em pouca quantidade e muitas vezes já seca. Uma pasta térmica quando já está seca já não funciona como deveria. Veja na imagem abaixo:



Veja agora como deveria estar (modo correto):



-  Mas nerd, você tá dizendo que precisa colocar bastante pasta térmica no PS3? Tá dizendo que devo abrir meu vídeogame assim que compro e trocar logo?

- Não, não precisa trocar a pasta assim que compra o console porque assim você vai perder a garantia e eu não aconselho a fazer isso. Porém, caso você não se importe com a garantia do seu console e prefira o seu PS3 geladinho, é muito melhor abrir e trocar a pasta.

   Coloquem bastante pasta térmica ao trocar e espalhem bem por todo o chip porque o encaixe entre o chip/processador e o dissipador de calor NÃO É PERFEITO!
Não é como um computador que o dissipador e cooler encaixam perfeitamente.

     2.  Entrada de Ar

O PS3, no caso do slim, só tem uma abertura atrás em forma de grade tanto para entrada como para saída de ar. Isso cria uma circulação de ar quente dentro do console e dificulta ainda mais a refrigeração do console que muitas vezes já vem de fábrica prejudicado.

Veja uma solução que pode dar certo como na imagem abaixo:
(Tem que multilar o videogame)


     Onde mostra esse simbolo vermelho, utilizamos um serra-copo numa máquina de furar (serra de 66mm ou um pouco menos). Daí você pode colocar um cooler (opcional) e uma grade para acabamento, para que o video-game não fique feio. Assim vocês terão um vídeo game com uma entrada de ar bem acima do cooler do video game, fazendo com que  entre ar frio da atmosfera e o disperse para o a placa, fonte, processador e chip de vídeo refrigerando o console.

Como acabamento podem colocar uma grade simples ou personalizada como na imagem abaixo:
(Vende no Mercado Livre)



3.  Cooler

Além de tudo que nós já vimos sobre o PS3 e sua precária refrigeração, ainda existe mais um fator que consegue esquentar ainda mais o vídeo game colocando o seu aparelho com o risco de YLOD (Yellow Light Of Death  -  "Luz Amarela Da Morte"), este fator é a velocidade do cooler do console.

O  Cooler em si é bom e tem boa capacidade de giro em maior velocidade, mas a placa mãe do aparelho controla o cooler pra que ele gire bem devagar deixando o ruim ainda pior.

Pensando nisso, APMI (Algumas Pessoas Muito Inteligentes [rsrsrs]) inventaram o um chip que aumenta a velocidade do cooler do aparelho melhorando em muito o sistema de arrefecimento do console.

O custo desse chip é de mais ou menos uns R$ 50,00 mais o frete e você encontra também no mercado livre.



Após a colocação deste chip seu vídeo game já estará bem "geladinho".
Mas caso queira ir ainda mais fundo nessa história veja o item abaixo (Personalizando).

**Personalizando**


Se Você é uma pessoa que não se importa com a aparência do seu console pode ousar ainda mais.
Pode utilizar um Water Cooler para refrigerá-lo ou algo do tipo.

Assim como na imagem abaixo:


Há ainda diversas alternativas para refrigerar melhor o console, basta ter criatividade e estudar um pouquinho como irá se fazer.

Existem também alternativas como adicionar coolers, colocar um peltier entre o dissipador e o processador/chip, etc.

Lembrando claro que a alimentação elétrica para novos coolers, peltiers, etc, devem partir de uma outra fonte de energia separada do PS3. Não recomendamos que utilize a energia que está direcionada ao cooler do aparelho para itens adicionais exceto o chip acelerador que deve utilizar a entrada do cooler.


0 comentários:

Postar um comentário